terça-feira, 10 de abril de 2018

Abril Sargos Mil

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Apesar de já estarmos na Primavera, os lindos dias de Inverno continuam a marcar presença acompanhados de ondulações que espreitam a Costa Sul, nada de grandes tormentas como no mês passado, mas o suficiente para se poder programar uma pescasita e apanhar alguns pexecos, neste caso uns Sargos. Há que aproveitar porque o verão não tarda está aí 😢 e a Costa Sul vai voltar a ser aquela piscina que todos sabem…


No início desta jornada havia alguma ondulação que foi caindo ao longo do dia, com as canas montadas e a fazerem o seu trabalho começaram a sair umas bailas pequenecas que foram devolvidas, com especial destaque para uma que me fez perder algum tempo numa libertação quase cirúrgica para conseguir tirar-lhe o anzol, no final correu tudo bem e foi à vida dela.

Os Sargos também andavam por lá e foram eles mais uma vez os protagonistas desta jornada, parecia que tinham saído todos da mesma fornada (700/800g) e andavam com bastante apetite, finalmente estava a acontecer aquela jornada de Surfcasting que todos nós consideramos perfeita, sem stresses, sem previsão de chegada de mar forte, sem montagens perdidas, sem estralhos enleados, sem perdas de peixe considerável, sem vizinhos curiosos sempre a olharem cada vez que um gajo recolhe uma pesca, enfim; a pesca fluía calmamente e a bom ritmo.

Correu tudo tão bem que no final o mar ainda me ofereceu uma caixa de esferovite novinha e lavada para emparelhar os meninos para a foto, até parece que foi feita à medida, se tivesse apanhado mais um peixe já não cabia 😊. O resultado final foram dez Sargos de boa bitola que no total acusaram 7,6kg…


Este Inverno perdi alguns dias a estudar pesqueiros na Costa Sul, dias em que levei apenas uma cana e pouco isco só mesmo para apalpar terreno, tirar algumas duvidas e chegar a conclusões, houve dias que nem consegui pescar mas também houve dias positivos mesmo sem capturas (porque aprendi algo sobre aquelas praias que me vai ser bastante útil no futuro) houve um dia que levei um resto de isco que me tinha sobrado de outra pesca, deu apenas para cinco iscadas e em cinco lançamentos apanhei três peixes porreiros (700g) neste dia o objectivo não era apanhar peixe mas sim ver o comportamento do mar naquela praia com aquelas condições…

Tenho a opinião de que todas as pescas são produtivas, mesmo que não sejam em peixe o que acontece muitas vezes, mas servem para afinar alguns pormenores que pairavam com um ponto de exclamação ou até mesmo de interrogação na minha cabeça, acho que a pesca é muito mais interessante e gratificante se aprender com as minhas experiências positivas e negativas do que andar a perguntar a este ou aquele onde é, como é, o que é que eles comem e a que horas, etc. Sempre gostei de ter mérito na pesca, de aprender com os meus erros e pôr em prática as minhas ideias…


No último relato ficou algo por contar, não quis esticar de mais a escrita porque vocês tal como eu não devem ter paciência para ler relatos demasiado extensos.

Então lá vai; como vem sendo hábito todos os anos nesta altura quando vou para uma certa zona gosto de fazer uma visita a um faval que fica quase de caminho, como amante da Natureza gosto que as plantas se sintam bem e confortáveis, então costumo aliviar umas pernadas deste faval para que não se partam com o peso das favas ou com o vento 😉 a noite era de lua cheia o que ajudou bastante à apanha que durou cerca de 20 minutos e rendeu um belo tacho de favas que fizeram companhia ao chouriço preto e ao entrecosto frito 😋


E depois de um dia de surfcasting aos Sargos a patinar na areia um jantar destes vem mesmo a calhar 😋


(Primavera) Quando a Natureza está no seu auge.

Os próximos dias felizmente serão de Inverno e com chuva, o que é bom para a terra receber mais alguma água e também atrasar assim a chegada do tempo quente como aconteceu em anos anteriores que em poucos dias ficou tudo seco que mais parecia um deserto aqui no Algarve e Alentejo…

Pessoal por hoje é tudo, sejam conscientes não deixando lixo nas praias ou nos pesqueiros e libertem os juvenis.
Saúde e força aí.

22 comentários:

  1. Viva Pedro
    Esses não enganam com caixa e tudo v~e se logo que foste buscálos ao mercado lol Uma pesca de sargos que deixa qualquer um consolado.Desta vez nao foram robalos mas olha ficaste bastante bem servido lol
    Ou muito me engano ou no dia seguinte ainda comeste um sargo desses com um resto das favas lol ganda post Pedro parabens
    Cumprimentos

    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Hahahahaha Eu lembrei-me disso quando vi as fotos :) As vezes aparecem umas caixas destas na Costa quando há temporais, umas caem ao mar por descuido outras é o vento que as leva e as que se partem são eles que as jogam borda fora...
      Sim, Sargos deste tamanho é tão bom como uma pesca de Robalos...
      Obrigado e força aí André, saude.

      Eliminar
  2. Boas amigo.
    Mais uma bonita jornada onde muitos certamente não conseguiam dar com eles.
    A experiencia é mestra.Parabens
    E que tal um sargos desses com essas favas LOL
    Boas continuação amigo Pedro.

    Miguel Carrapato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Estas jornadas são fruto de algum estudo ao longo dos últimos anos ;)
      Hahahaha por acaso estes não fizeram companhia às favas, mas gosto muito ;)
      Obrigado e força aí Miguel, saude...

      Eliminar
  3. Boas lobodumar!

    Ja tens peixe aí pra comer, dar e vender!

    Olha tu no finaldas pescarias cortas o rabo ao peixe? Eu nao costumo faze-lo mas tambem nunca fui fiscalizado, raio de lei mais parva...

    Ah agradeço-te a dica das botas e vadeadores, eu estou pra comprar os meus mas ainda indciso de compre com bota pvc ou se com meia neoprene e aproveio pra te perguntar se com essa meia ficas com os pés molhados? Eu nunca usei nao sei como é...!

    Voltando à tua pescaria é uma pesca de luxo... Esses sargos bem bonitos, eu acho que so dev dar pra pescar por aí mesmo por isso aproveita bem este tempo deste ano...

    Apesar de detestar favas ficaram com optimo aspecto looll

    Essa caixa hein? Um mimo!

    Fica bem,
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Foi uma caixinha bem composta sim :)

      Ás vezes esqueço-me de cortar, mas já tenho cortado sim e convém cortar porque eles andam aí em cima disso, tenho conhecimento de pessoal que foi multado por causa dessa treta, é uma lei parva como tantas outras na pesca lúdica e a começar pela licença...

      Em relação aos Vadeadores eu nunca tive com bota PVC... As meias de de neoprene dos vadeadores são feitas com um neoprene estanque, logo não entra agua e se entrar é porque tem defeito, esses defeitos normalmente aparecem nas juntas que ficam mal coladas e seladas ou que descolam se forem de fraca qualidade...

      Por aqui dá para pescar muitas vezes, mas nem sempre as condições são de encostar ou dar peixe apesar do mar estar parado ou fraco, o que é de mais também não presta, esta Costa é muito massacrada com redes e artes dos pescadores profissionais para além de muitos outros lúdicos que apanham muito peixe sem medida e que as autoridades não fiscalizam...Enfim.

      Não gostas de favas!!!! hehehehe Gosto muito de acompanhar com a comida, mas não para comer um pratão só de favas haahha

      Obrigado J.Pedro :) Saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  4. Olá Pedro,
    Entre quando todos os outros querem o verão tu queres o inverno HahaHaHaHa

    Linda fotografia todos em fila parece que vao fazer uma corrida HaHaHaHa
    Uma seleção como se vê pouco por ai,
    Também tenho seguido o teu exemplo e apanhado um saco de lixo quando vou á praia mesmo que não vou a pesca ou em passeio,realmente nao custa nada ajudar o ambiente.
    Alimentas-te bem HaHaHaHa
    Força com eles
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Eu não gosto do verão por varias razões, prefiro o Inverno...
      Esta pesca parece que foi seleccionada a dedo mas não, neste dia era mesmo assim, todos do mesmo tamanho +-

      Então parabéns Jorge, se todos o fizessem seria muito bom, mas o pessoal é que não está para isso :(

      Um gajo tem de comer alguma coisa :) hahahahaha
      Obrigado e força aí Jorge, saude...

      Eliminar
  5. Mékié Pedro,Enquanto o verão nao chega aproveitas e vais lhe dando nos sargos nas douradas ;}
    Excelente lote de sargos kue ate parece kue foram escolhidos a dedo chiça ;}
    O estudo dos pesqueiro s tem de ser feito é meio caminho andando para o sucesso
    Kue belo jantar de favas ou Pedro

    Apanhalos e ate breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Tenho de aproveitar porque isto daqui nada acaba e começa a confusão
      :(
      Olha foi o que eu escrevi no comentário anterior, parece que foram seleccionados a dedo hehehehe pareciam irmãos :)
      Este jantar de favas a seguir a este dia de pesca soube me pela vida, nem imaginas :))
      Saude e força aí Gualter.

      Eliminar
  6. Boas amigo Pedro ;)
    apanhas.t um belo lote de sargos bem bom...o ideal para a grelha...haha ate parecia que o mar estava a adivinhar o tamanho da caixa.
    Nada melhor que uma pesca tranquila e sem stress.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Diogo tás em forma!
      Estes parece que saíram todos do mesmo molde :)
      A caixa foi o brinde final para eu lava-los e arruma-los como deve ser para a foto :)
      Nem mais, eu prefiro pescar tranquilo e até mesmo sem peixe do que com peixe e cheio de malta à minha volta...

      Saúde e força aí Diogo.

      Eliminar
  7. -Boas Pedro Lobo
    -Que linda caixa até parece ke foste á lota Rssssss
    -Se é epoca deles á ke aproveitar
    -Para alem dos sargos ainda apanhastes um taxo de favas Rssss
    -Olha gostei do relato e principalmnete dos sargos e das favas Rsssss
    -Xau Pedro Lobo e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui, hoje tás com bom aspecto :) hahahaha
      Yah, eu quando vi as fotos pensei nisso, a malta vai dizer que eu fui buscar o peixe à lota hahahahaha
      As favas tinha apanhado na semana antes, mas vieram mesmo a calhar para jantar neste dia depois da pesca ;)
      Obrigado Rui, saude e força aí...

      Eliminar
  8. Mékié Lobão!
    Tu aproveita estas maresias mais brutas aí na tua costa. Poupas uns €€ em gota, não tens o encanto da costa Norte é certo, mas dás com uns peixes de um lote porreiro. A mim só me calha lote palmeiro ;)
    Ainda por cima, foi uma jornada em que calhou tudo como se gosta. Até tiveste direito a uma caixa que não foi desfeita pelo mar e até a trouxeste bem recheada....
    Já andava a estranhar a falta das favas nesta altura :)
    O Lobo ataca as favas em noite de lua cheia. Dava quase para fazeres um titulo de um relato :)
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Tenho de aproveitar que daqui nada acaba e a tua malta invade-me o território hahahahahha
      Nem mais e por acaso a gota tá barata, porrrrra.
      Tão olha e palmeiros já são bons para a grelha ;) aproveita...
      A cena da caixa foi engraçada, eu tinha a visto lá fora no mar e quando dei por mim estava aos meus pés hehehehehe porrra
      Aquele faval não falha ;) e em noites de lua cheia ainda a apanha sai melhor :)
      Yah era um bom titulo hahaha
      Obrigado e força aí Chicão, saúde ;)

      Eliminar
  9. Grande Pedro!!
    Estou a ver que tens andado em grande e sempre a faturar,bela teca de peixes que aí tens.
    Epah já eu não tenho ido à pesca por outros motivos e falta de tempo.
    Aperta com eles saúde e abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      Opa um gajo vai tentando apanhar alguma coisinha pa comer ;)
      Pois... Eu compreendo, isto da pesca é lixado se um gajo não tiver tempo...
      Obrigado e saúde Gonçalo, força aí...

      Eliminar
  10. Boas Pedro,
    Sem stresses e tudo a correr bem, até a caixa veio ter contigo, melhor era só ter ali o popó a 20 passos... Mas também não se pode ter tudo... lol
    Estava a estranhar não dares conta do faval este ano... lol
    Deste cabo do ramadão com uma boa colheita, boa bitola, parabéns!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Sabe bem fazer uma pesca assim sem stresses, como sabes há sempre alguma coisa que não corre bem, mas neste dia foi diferente. O popó estava mais perto do que tu pensas ;)

      Claro, não podia rejeitar umas favinhas tão tenrinhas e ainda por cima oferecidas ;)
      Saúde e obrigado e força aí nessas ilhadas...

      Eliminar
  11. Grande lobo dos sargalhões.

    Pois é amigo, estes mares a mim privam-me dos sargos mas para ti são bons, que linda pesca, muitos parabéns;)
    Eu até dizia que isso era tudo listados de quilo, são mesmo bonitos, mas sargos de 700,800g são sargos de luxo:)

    Epa bela favada, eu este ano já fiz 3 vezes, eheheheh e favas de Faro, belo petisco adoro.
    Parabéns por mais um post de excelência, grande Lobão, eheheheehh.
    Força ai amigo e aproveita o mau tempo, que quando isto passar eu caiu em cima deles, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Epa só agora é que vi que tinhas deixado um comentário, eu só vou ao mail praticamente até ao dia seguinte dos relatos...
      Obrigado amigo, consegui fazer uma bonita pesca de Sargos, mas nem todos os mares são bons para eles...Este ano tás lixado para ir a eles...
      Não, desta vez não apareceu nenhum kileiro, estes andavam todos entre as 700 e as 800 e pouco...
      Estava a ver que este ano não conseguia ir ao faval ;) hehehehe
      Também gosto muito, mas para acompanhar com outra cena...
      Obrigado e força aí amigo, grande abraço...

      Eliminar